Páginas

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Apoio ao Catequista - A Criação (segundo o contexto histórico, político e teológico)

Olá caros amigos,

Seguindo o conteúdo de Crisma, o próximo tema a ser refletido nos grupos é a Criação.

Muitos católicos ainda veem a criação de forma literal, sem levar em conta o contexto histórico, político e teológico da época, esquecendo-se que grande parte dos relatos escritos no livro do Gêneses são alegóricos, ou seja, são representações segundo a visão, de certa forma romancista, do autor.

Sendo um assunto que exige propriedade e fontes confiáveis para dar autoridade ao texto, resolvi disponibilizar para download (em arquivo .PDF) uma pequena parte do livro "Bíblia: Perguntas que o Povo Faz" do Frei Mauro Strabeli, Editora PAULUS, que trata especificamente da criação.

Este livro é uma referência para muitos estudos e pode ser comprado diretamente no site da PAULUS, em outros sites, ou em qualquer livraria católica.

O texto serve APENAS como subsídio e não traz "mastigadinho" o encontro ou o assunto a ser tratado. Neste caso o catequista tem que resumir e destacar os pontos mais relevantes que tangem a Criação e NÃO se aprofundar em todos os detalhes implícitos no texto.

Destaco como principais pontos...

1. A criação do mundo
2. A criação do homem e da mulher (Adão e Eva)
3. A serpente e o fruto proibido
4. O pecado e a expulsão do paraíso.

Uma maneira atraente de expor o tema é apresentando pequenos cartazes com pontos chaves do encontro.

Ex.: "O relato da criação foi escrito para sustentar a fé do povo, dar sentido a vida, dar esperanças de retorno..."

Claro que para usar essa técnica é necessário que o texto completo esteja na ponta da língua do catequista que usará a forma narrativa (contar história) dando ênfase naquilo que é importante. Usando ainda essa técnica o catequista pode preparar uma atividade para ser refletida em casa com a frase em destaque e logo abaixo uma pequena reflexão, para ser lida em família. (é assim que faço)

Recomendo que os catequistas de Crisma EVITEM usar de dinâmicas e ou gincanas, já que o assunto em questão é de difícil compreensão e o tempo é curto para tanta informação.

Bom encontro a todos.

TEXTO para download - A Criação.pdf (2.74MB)

O texto também esta disponível e poderá ser encontrado posteriormente na página de downloads.

Abraços a todos

Carlos Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário